15 - Tuanny do Goiás e seu fusca 1980

Salve, salve galerinha! 

Contar as histórias de outros fusqueiros, além das minhas, tem dado muito certo! Além de adorar ler outras aventuras e me divertir muito com as histórias contadas, é muito bom saber que existem tantos seres humanos apaixonados da mesma forma, ou até mais, por fuscas, do que eu! Dessa vez quem vai dar o ar da graça por aqui é a Tuanny, lá do Goiás! Sua história com o fusca é bem família e tá aí para vocês lerem! Do jeitinho que a Tuanny me mandou!

Enfatizando que quem quiser contar também suas histórias de fusqqueiros.. é só mandar um e-mail para gilianeperin@gmail.com, ou me achar no facebook! Quanto ao Tribuninha...  como é sofrido ficar longe dele.. não imaginava que uma reforma de carro pudesse levar tanto tempo.. mas tá valendo.. O importante é que ele volte com saúde! 


Agora vamos lá para a história vinda lá do Goiás.. Vai que é tua Tuanny!

Para as pessoas não acharem que sou doida sozinha, meu Pai tmb é um pouco pirado rsrs, foi dele a ideia de reformar meu 1980/Bege. Em meados 2013 o antigo dono refez seu motor no Centro Automotivo de propriedade de meu Pai, localizado na cidade de Firminópolis, interior de Goiás. 

Por ironia do destino, seu proprietário anterior pouco o aproveitou, já que, infelizmente veio a falecer apenas um mês após ter refeito o motor. Como sua família não tinha condições de arcar com os custos, um dos filhos perguntou ao meu pai se ele não aceitaria o veículo como forma de pagamento, ai meu Véio não pensou duas vezes, aceitou de cara, e ainda falou: “estava precisando mesmo de um carro pra minha filha ir pra faculdade”, e assim tudo começou..

Ele chegou à Oficina em janeiro de 2014, todo judiado, só salvava o motor...
Em fevereiro começavam os trabalhos de Lanternagem, onde foi refeito o assoalho, longarina, capuz e portas que estavam em péssimas condições. Depois foi para a pintura, uma canseira pra achar a cor do Bege 1980. 

Em seguida levamos para soldar os bancos, trocamos as máquinas de vidro, os forros de porta, teto e colocar os carpetes. Depois disso ainda foi preciso trocar toda a Suspensão, porque sistema de freios à lona não serviam pro meu Pai, ele queria freio a disco e pneus 175/70 aro 15. Segundo ele os pneus originais não dariam estabilidade na rodovia, e como minha faculdade é em São Luis de Montes Belos (cidade vizinha) eu teria que percorrer pelo menos 20 km de rodovia diariamente. Ai colocou e alinhou, mas começou a gastar os pneus traseiros, nessa mexida ele mandou subir e descer a suspensão pelo menos umas 3 vezes, até que achou a altura ideal e os pneus se acomodaram.

Terminada a Suspensão veio à labuta do sistema de platinado que foi substituído por ignição eletrônica... Posteriormente a troca do alternador, lá ia meu irmão perambular nos ferros velhos de Goiânia atrás de um alternador decente, o que já não se acha fácil por aqui.

Depois disso tudo, fui dar minha primeira voltinha no Fuscão, já todo bonito, mas descobri que o cambio estava escapulindo as marchas...lá vai meu Pai mandar o pobre do mecânico desmontar meio mundo de coisa pra levar pra retifica (acho que o serviço se chama fresar).

Toda essa etapa da reforma durou em média 5 meses, e só lá pro mês de Julho de 2014 ele estava prontinho por fora, só faltava uma coisa, o documento,  e o despachante gastou quase um ano para me entregar.

Só agora no segundo semestre de 2015 que fui tomar posse do meu bonitão.
Minha primeira aventura nele foi pra Fazenda da minha Vó, e como eu não sou das melhores motoristas, caí dentro de um buraco que arrebentou os dois amortecedores dianteiros e quebrou o pivô do lado direito...  Na segunda vez, passei em um mata burros que estava solto e arregaçou o escapamento.. Meu pai queria me matar e me mandar de volta pra autoescola, mas com jeitinho consegui convencê-lo de que a culpa não era minha, e sim do mata burros e dos buracos rsrs..


Agora já estou mais habituada com a direção, tirando as comidinhas de meio-fio vez ou outra. Já estou indo até para o Fórum nele, e olha que não é todo dia que uma futura Advogada chega de Fusca para realizar audiências, ontem até o guardinha do TRT saiu pra fora pra ver se era verdade, mas é como dizem, não é um veículo, é um estilo de vida.

Pois é pessoal, essa foi a história da Tuanny.. e que história é!!! Me reconheci muito na questão da oficina e serviços.. volte logo Tribuninha!!

Comentários

  1. Giliane, li todos os seus post hoje e achei bem bacana a ideia. Meu primeiro fusca comprei aos 18 anos (tenho 54 hoje) e nunca esqueci os momentos de diversão e inumeras aventuras que passamos juntos. Espero que receba seu Tribuninha logo e desfrute de bons momentos com ele. Tuanny! Sua primeira historia com fusca foi especial, espero que daqui a algum tempo, tenhas muitas outras para nos contar. Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas