1 - A chegada do neném!
“Só
vai te dar dor de cabeça”! “Vai te deixar na mão”! “Pra quê querer sofrer”?
Essas e outras foram as primeiras frases que ouvi ao anunciar que queria e,
dessa vez iria, comprar meu fusca! O possante? Um fusca branco, ano 1977,
bastante (re)ajeitado! O antigo dono, um amante de antiguidades, já havia
investido uma grana na nave! Advogado, sempre de terno, não queria ter que
empurrar fusca nas ruas calorosas de Cacoal, interior de Rondônia, que fica no
interior da Amazônia, localizada na região Norte do Brasil, onde a temperatura
média fica lá na casa dos 30 e poucos graus!
Pois bem, para não passar calor e sufoco empurrando
o Bad Bug, “Besouro mau” como apelidou o 77, o advogado investiu na parte
mecânica, elétrica e alguns outros detalhes, como freio a disco e coisinhas
assim! Comprei este fusca, desse
advogado, pois senti na paixão dele por carros antigos, que teria um parceiro
quando precisasse. Ou melhor, quando o meu fusca precisasse!
Antes de me entregar, o advogado mandou o fusca
para a oficina para (re)ajeitar ainda mais alguns detalhes que para ele,
acostumado com antiguidades, já não fazia tanta diferença, mas que para mim,
iniciante nessa vida antiga, fariam uma diferença enorme.
Detalhes como a falta de pedaleira no acelerador. O
advogado, já tava fera em acelerar triscando o pé apenas numa barrinha
minúscula (encaixe da pedaleira), mas a jornalista aqui, na primeira volta no
fusca, antes de fechar negócio, se lascou e muito. Na única quadra por onde
conseguiu trafegar com o possante, desfilei parecendo numa escola de samba.
Foram tantos baques, ocasionados por triscadas não tão sutis no acelerador, que
a minha coluna quase sucumbiu. Mas o pior foi agüentar as gargalhadas
ininterruptas da minha irmã, que junto comigo foi fazer o primeiro test drive.
Pois bem, por situações assim, o advogado resolveu
levar o fusca para a oficina e entregá-lo à minha pessoa, apenas quando ele
estivesse pronto para ser dirigido por uma jornalista sem muita sutileza. Outro
detalhe importante, foi elevar a suspensão. Pois carro rebaixado, eu não ia
querer de jeito nenhum... Em minha cidade, que não andava muito bem do asfalto,
seria o “ó” desviar das craterinhas num fusquinha rebaixado! Então, elevá-lo
foi outro detalhe.
Tudo ok na oficina, foi hora de levar o fusca 1977
para o Detran, vistoriá-lo e deixar ok também a documentação! Eu, “gracias a
Dios”, não precisei me preocupar com nada. O advogado fez tudo sozinho e
certinho! Deixou o carro mecânica e documentalmente bem, pronto pra mamãe aqui,
que aguardava ansiosa a chegada do seu tão sonhado bebê! Afinal, desde os
tempos do primeiro clássico Herbie, a ainda menina queria ter seu fusca. Sete
anos depois de conquistar a sua habilitação, finalmente alcançava meu sonho,
conquistava o meu fusca.
Sem nenhum incentivo psicológico por parte da mãe,
mas com todo o apoio financeiro, o fusca finalmente era meu! Minha mãe, como
toda mãe, não queria que eu sofresse... mas não se negou a me ajudar a realizar
meu sonho
Dinheiro na mão, fuscão (re)ajeitado e vistoriado,
hora de pegar a máquina! Contrato assinado, documentação em dia, pronto era
meu! Ainda nem acreditava: eu tinha um fusca! Era meu! Ainda não tava pago o
empréstimo para a mamis, mas era meu! Era eu quem ia andar com ele pelas ruas
crateradas de Cacoal! Era eu que agora ia poder fazer dele o que eu quisesse!
Era meu gente... sabem o que era isso? Eu havia realizado o meu grande pequeno
sonho automobilístico que era ter um fusca!
Enquanto tantos brasileiros sonham com o carro
zero, do corrente ano, eu sonhava e agora tinha o meu fusca. Independente de
qual ano ele havia nascido, eu só queria era ter um fusca. O meu, por mero
acaso do destino, era um 77! E assim ficou: eu, de 88, era 11 anos mais nova
que meu fusca 77! Mas era meu, era o meu fusca 77!
(Por Giliane Perin)
Parabéns! Tá show o blog!!!! Bjo Gi
ResponderExcluir"Nunca na história automobilística mundial um carro tão pequeno deixou um vazio tão grande"
ResponderExcluirCara Giliane Perin.
ResponderExcluirComo vc é "marinheira de primeira viagem", tomo a liberdade de lhe indicar uma relação de lojas que vendem peças para Fuscas pela Internet:
www.lider101.com.br
www.matosautosantigos.com.br
www.guedesemiranda.com.br
www.atlasacessorios.com.br
www.casadofusca.com.br
www.zedofusca.com.br
www.gustavobrasil.com.br
Boa navegada e parbéns pelo blog!
Marcelo Meireles Bahia
marcelo_belem60@yahoo.com.br
Fortaleza, Ceará.
Muito obrigada! Qualquer dica e informação são muito bem vindas!
ExcluirContinue atento ao meu blog!
também tem a ssr aqui na freguesia do ó, com diversas opções de equipamentos e acabamento. http://www.nenessr.com.br/loja/ ,também tenho um 77, o rabugento (rat look). parabéns pelo fusquinha. vai ser só alegria, tenha certeza.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmiga que legal, parabéns pelo Blog está demais. Próxima parada em Cacoal quero dar uma voltinha eim :D
ResponderExcluirPitóca... resolvi compartilhar as aventuras em um blog!
ExcluirQue bom que leu e gostou.. continue atenta que vem mais por aí!
E venha logo que daremos muitas voltas no Tribuninha!
Vou ficar atento, sim. Indico esse bom blog, do meu amigo Matheus Marques, de Niterói, RJ: http://www.essevaleumafoto.com/
ResponderExcluirBom dia Giliane. Parabéns pelo seu fusca. Acho que já o vi pelas ruas de Cacoal. Também tenho um, só que é 94, vermelho Ferrari, e todo incrementado. Comprei muita coisa na JOCAR. Dê uma olhada no site deles. Sucesso com seu fusca! (Fharíz Cury).
ResponderExcluirBoa noite Giliane, adorei o blog. Sou o feliz proprietário de um opala 81. Se quiser dicas de manutenção, tipo faça você mesmo, te indico o blog www.mecanicamuitofacil.com. Felicidade!
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